top of page
Tiago Amado | José Saramago Ensemble Jovem

Tiago Amado Gomes, nasceu em 1991 em Montréal, Québec.

 

Frequenta o Mestrado em Canto na Escola Superior de Musica de Lisboa, trabalhando, até então, com Sílvia Mateus. Licenciado em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Sílvia Mateus.

 

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Choral Phydellius em Violoncelo, com Ana Filomena Rodrigues, e mais tarde em Canto, com Manuela Moniz.

 

Prosseguiu os seus estudos em Canto, no Conservatório Nacional onde trabalhou com José Manuel de Araújo.

Em Ópera já envergou o papel de Zareski em Eugene Onegin, Op. 24 de Tchaikovsky, numa produção Coliseu do Porto. E várias prestações como Conde de Almaviva em Le Nozze di Figaro de W.A. Mozart. No presente, encontra-se em cena como Don Giovanni de W.A. Mozart.

Ingressou em 2016 no ENOA (European Network of Opera Academies) na Fundação Calouste Gulbenkian, onde participa como Marco em Gianni Schicchi de Giacomo Puccini, e Ben em The Telephone de Gian Carlo Menotti.

Frequentou a masterclass de Técnica Alexandre sob a orientação de Crissman Taylor. Já trabalhou com a soprano Jill Feldman e com o baritono Benjamin Appl. Também participou na Masterclasse de Austria Barock Akademie (ABA - Gmunden, Áustria) com a orientação do barítono alemão, Christian Hilz e pela Soprano Sueca Susanne Rydén, obtendo o prémio Extraordinary Music Talent 2015.

Em Janeiro de 2014, como solista, foi convidado a participar na Gala de Ópera com a Orquestra Sinfónica Juvenil ao lado de Armando Possante e Sandra Medeiros, sob a orientação do Maestro Christopher Bochmann.

 

Teve a oportunidade de participar como solista de coro no Bailado Orpheu & Euridice de Gluck, numa produção Teatro Camões sob a orientação artística de Olga Roriz e os Maestros Paulo Lourenço e Massimo Mazzeo.

Foi convidado pelo compositor Daniel Davis a ser solista na estreia absoluta da sua obra Courage...to follow the way (nomeada para o Prémio Autores SPA, na categoria Musica – Melhor trabalho de música erudita ao lado de Luis Tino e Victorino de Almeida).

 

Em concerto, envergou o papel de solista nas obras: Ein deutsches Requiem, Op.45 de Johannes Brahms (Maestro Vasco Azevedo); Messe de Requiem, Op. 48 de Gabriel Fauré (Paulo Vassalo Lourenço); Magnificat in D-Dur de J.S. Bach (Maestro João Barros); Magnificat in C Major de G. B. Pergolesi; Paukenmesse de Joseph Haydn; Requiem de W. A. Mozart (Maestro Jean- Sébastien Béreau)

.

Em teatro, fez parte do elenco, numa estreia absoluta em Baú da Descoberta (2015) de Sara Ross e Daniel Davis, um teatro-musical sob a encenação de Linda Valadas e a organização da EGEAC (Castelo de São Jorge). Também participou em Interpretação de Tiago Rodrigues, na Culturgest e ainda no teatro da politécnica com Primeira Geração de Gonçalo Quirino. 

Tiago Amado

bottom of page