top of page

Rita Morais

Natural de Braga, cidade onde iniciou, aos 6 anos, os seus estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em viola d’arco.

 

Mais tarde, começa a estudar canto com Ana Calheiros e Cristina Gonçalves, em cuja classe concluiu o nível complementar de Canto com a classificação máxima.

Posteriormente frequentou a Licenciatura em Música – Ramo de Canto, na Escola Superior de Música e Artes de Espetáculo (ESMAE) do Porto com o professor António Salgado.

Integra, desde 2010, o Coro de Câmara Sinfonieta de Braga como solista e coralista em vários concertos. Interpretou o papel de Cupido na ópera “Orphée aux Enfers” de J. Offenbach, Fada na estreia nacional de “Pinocchio”, de Pierangelo Valtinoni, soprano solo no Acto I da oratória “O Messias” de G. F. Haendel, “Stabat Mater” de G. B. Pergolesi e “Gloria” e “Magnificat” de A. Vivaldi.

 

Participou no Concurso Nacional de Canto dos Conservatórios Oficiais de Música, onde lhe foi atribuído o 1o Prémio ex-aequo da Categoria A em 2013, 1o Prémio da Categoria B em 2012 e Menção Honrosa da Categoria C em 2011.

Em cursos de aperfeiçoamento, contactou com os professores Robin Bowman, Henry Herford, Margaret Humphrey Clark, Elaine Kidd, Christine Cairns e Ann Murray (Abingdon Summer School for Solo Singers 2014) e ainda Luis Giron May, José de Oliveira Lopes, António Salgado e Liliana Bizineche.

Atualmente, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, estuda Canto com Milagros Poblador e Repertório com o pianista Manuel Burgueras no Centro Superior Katarina Gurska, em Madrid. 

Gabriel Correia | José Saramago Ensemble Jovem
bottom of page